sábado, 12 de maio de 2018

Editorial


Por Luan Amorim e Julia Adeilda   

  Os alunos da escola Plínio Paulo Braga estão com uma nova proposta: protagonismo juvenil. No qual incentiva os alunos utilizarem os outros espaços da escola para atividades que contribuam com o desempenho dos estudantes. Um bom exemplo é o grêmio estudantil, que reúne os alunos a fim de que possam fazer melhorias na escola; O Jornal o qual tem a pretensão de deixar a comunidade escolar a par de todos os acontecimentos e de abordar temas do interesse dos estudantes, assim como o Projeto Ouvidos Solidários que tem por missão a solidariedade com seus colegas da nossa escola.   
  Atualmente, os alunos estão em um projeto do Jornal Ágora, que aborda vários temas, sendo grande parte do cotidiano dos alunos. Os responsáveis pelo Jornal são os alunos Luan Amorim e Julia Adeilda, ambos do 9º ano E. O jornal conta com uma versão mural e uma virtual onde todos terão acesso. Na primeira versão, a escola visualizará no pátio e na segunda na plataforma online em que poderão ser inseridos lembretes e comunicados aos leitores do jornal a qualquer momento acessando o link: http://jornalvirtualagora.blogspot.com.br. 
  Franciely Guedes do 9ºD, presidente do Grêmio Estudantil do Plínio, fala um pouco sobre seu papel: "É uma coisa espetacular, uma realização. Não é só dentro da escola, a presidente tem que representar os alunos fora também. No começo dá um nervosismo, mas depois é um sentimento de alívio, sempre tendo os prós e contras, pois há brigas. Sem contar que traz responsabilidades, também ajuda a interagir em público", afirma.  Ela abordou temas como racismo e o preconceito, coisas que devem mudar na escola. Segundo Franciely, atividades como teatro e jardinagem são coisas as quais ela pretende trazer para o meio estudantil.  
Outra ação juvenil que deve ser salientada é a do projeto Depressão e Ansiedade: Ouvidos Solidários, que foi elaborado pelos alunos de 9ºano C sob orientação da professora de Língua Portuguesa Daniela Santos. O projeto tem como objetivo criar um grupo de apoio para ajudar os colegas da escola que passam por problemas emocionais, oferecendo-lhes um momento no qual possam desabafar e se sentirem acolhidos por este grupo, assim como motivados a superar seus conflitos individuais.  
Essas atividades estimulam a atuação e criatividade dos estudantes, fazendo com que se envolvam cada vez mais com a melhoria de ensino escolar. 
  Indagado sobre o protagonismo juvenil, o professor Reginaldo Pignatari acrescenta: “ideia de protagonismo juvenil é que ela tenha como eixo central a participação do alunato e que ele seja o elemento central desta prática, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas, no sentido de contribuir para uma gestão escolar democrática e com qualidade. O jovem protagonista não deve restringir a sua prática política apenas na unidade escolar, mas em todo o meio que vive para que com isso ele se torne um agente transformador da sociedade, buscando sempre fazer mudanças, pois o protagonismo vai além da escola e através dela que começa a dar os seus primeiros passos para se tornar uma pessoa que faz a diferença e é por isso que todos nós devemos incentivar sempre a participação do alunado nos fóruns da escola como no Conselho de Classe, no Grêmio Estudantil, com participação ativa e poder de voz e de voto.”. 
   Conclui-se que o envolvimento dos alunos em atividades que eles mesmos estão à frente devem sempre estar inseridas na escola, pois é de suma importância que eles sejam mais ativos, que estejam envolvidos nas ações e atividades da escola , já que isso ajuda a desenvolver melhor as atividades dadas em sala de aula, a interagir melhor com as pessoas e a se preocupar com os problemas que ocorrem dentro e fora do espaço escolar. E claro, com apoio dos professores, coordenação e a gestão da escola para que seus projetos obtenham êxito.  


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Óleo em Sua Vida!

Programa do óleo na escola       Vocês conhecem o Programa do Óleo?   Provavelmente sim, certo? Afinal para que ele serve? Como funcion...