sábado, 12 de maio de 2018

Uma proposta de auxílio aos alunos: Ouvidos Solidários

Por Camila Rossetti e Grazielle Stefani

No primeiro semestre de 2018 alunos (as) elaboraram o projeto Depressão e Ansiedade: Ouvidos solidários o qual procura ajudar pessoas que se calam diante de seus dilemas interiores e com isso prejudicam demais a si.
O Projeto surgiu por meio de debates em classe, na aula de Português no 9º ano C por intermédio da professora Daniela, sendo um em específico sobre depressão. A partir das discussões, os alunos perceberam a importância de promover ações afirmativas no ambiente escolar.
Esse projeto foi apresentado ao atual diretor da escola, Eduardo Coelho, o qual recebeu em sua sala as três alunas representantes do projeto Daniele, Emilly e Vitória. Após a reunião o diretor forneceu apoio,  aprovou o projeto e ofereceu sugestões às alunas em relação à palestra e ao projeto.
 Na semana seguinte, as alunas fizeram uma palestra aos pais e/ou responsáveis no dia 05 de maio. Essa palestra veio com o intuito de ampliar a visão dos responsáveis pelos alunos sobre os assuntos depressão e ansiedade focadas em crianças e adolescentes. A tentativa era de fornecer esclarecimentos, quebrar o tabu no que diz respeito a temática bem como apresentar o projeto aos pais presentes na reunião. Para os adultos, como por exemplo os pais de alunos, muitas vezes acreditam que seus filhos têm um comportamento alterado tão somente por causa da passagem da infância para a adolescência ou que é drama ou frescura, que é uma fase, que logo passa. Não conseguem perceber que a alteração do comportamento exige atenção, por isso a informação é essencial e a palestra de suma importância, afinal, traz além da informação a reflexão sobre o tema.
“Ver a atuação e o comprometimento das alunas com o projeto me alegra muito. Sei que não é tarefa fácil para adolescentes, afinal os dois assuntos são complexos e difíceis de lidar, porém, percebo que o grupo está disposto a estudar este campo. Meu papel é mediar e contribuir com o sucesso deste trabalho planejado pelas meninas. Elas refletem sobre situações que eu às vezes me pego pensando o quão maduras elas já estão. Ademais, a competência de ordem socioemocional está em processo aqui na escola, ou seja, essas meninas, digo meninas porque o grupo é majoritariamente composto por adolescentes do sexo feminino, usam a empatia como base de suas ações. Saem da plateia passiva para tornarem-se agentes de transformação. ”, afirma a professora Daniela Santos, orientadora do projeto.
Andressa Guimarães, aluna atuante no projeto, relata sua sensação de fazer parte desta nova proposta de trabalho: "Me sinto muito bem por estar participando do projeto Ouvidos Solidários, me sinto mais feliz ainda quando eu sei que estou ajudando também, nunca tive essa oportunidade em outras escolas nas quais estudei."
Ashley Matias, aluna convidada no 7ºB, descreve seus sentimentos em relação a atividade. "Me sinto muito grata por estar participando desse projeto DEPRESSÃO E ANSIEDADE: OUVIDOS SOLIDÁRIOS junto com as meninas do 9° C e com a ajuda e apoio da professora Daniela. Pois ele pode fazer bem até para mim mesmo e ao mesmo tempo estou ajudando outros alunos que passam por isso. Às vezes, os alunos só precisam de alguém para poder escutá-los e é para isso que estamos aqui para ajudar e aconselhar quem passa por bullying, trauma e etc..."
"No meu ponto de vista, o projeto Depressão e Ansiedade organizado por nós do grupo Ouvidos Solidários é importante porque ajudaremos muitos alunos que sofrem constantemente com isso. Eu me sinto muito realizada em fazer parte disso e saber que está indo para frente. Creio que iremos fazer muitas mudanças no ambiente escolar e com nós mesmos, ou seja, iremos amadurecer cada vez mais e pegar conhecimento sobre ambos assuntos. Não tive uma oportunidade dessas antes, por isso irei dar o meu melhor. Sou grata a professora Daniela por pôr esse projeto em prática e grata também pelas minhas colegas que estão dando o melhor delas.", relata Raianne Santos.
Emilly Lima declara que  "Está sendo um privilégio e uma emoção muito grande participar do projeto Depressão e Ansiedade: Ouvidos Solidários, juntamente com minhas amigas de classe e nossa professora Daniela, que está sempre nos apoiando e ajudando! Espero que esse projeto cresça cada vez mais e se torne sempre mais prestativo a todos os alunos de nossa escola. Sabemos que muitos alunos passam por conflitos internos e queremos ajudar cada um deles a saberem lidar com seus dilemas. Não é uma "frescura" ou algo fácil de falar, mas sei que com todo o nosso apoio e dedicação os alunos que necessitam vão se sentir apoiados e confiantes de saber lidar com tais problemas. Desejo que esse projeto só evolua, e vamos dar o nosso melhor para que aconteça da forma correta!"
Em suma, o projeto está sendo executado com reuniões frequentes do grupo de apoio, com promoção de esclarecimentos sobre depressão e ansiedade por meio de palestras, cartazes, teatros entre outras atividades programadas para o ano todo. Ele conta com o envolvimento dos demais alunos da escola e com toda a comunidade escolar.

Um comentário:

O Óleo em Sua Vida!

Programa do óleo na escola       Vocês conhecem o Programa do Óleo?   Provavelmente sim, certo? Afinal para que ele serve? Como funcion...